terça-feira, 12 de julho de 2011

MÍDIA E EDUCAÇÃO

MÍDIA E EDUCAÇÃO
Refere-se a meios de comunicação de massa ou tudo aquilo que serve de base para estabelecer uma comunicação entre o público e quem quer comunicar.
Mídia é um importante instrumento de divulgação das informações, pode fazer um papel denunciador. O problema é quando ela se corrompe, e sua verdade passa ser a de seus financiadores que de tudo fazem para empobrecer o mundo.
Visão crítica sobre os fatos
Mas existe uma mídia como blogs, sites, alternativos com materiais interessantes.
Os regimes representativos ingressaram, a partir de meados do século XX, na democracia de audiência.
Construção da imagem na mídia;
Pesquisas de opinião e os especialistas ocupam posições de protagonistas;
Partidos perdem importância. Eleitor torna-se disponível para o mercado político.

Meios de comunicação de massa ocupam uma posição crucial na difusão de informações sobre fatos correntes, mas também acaba dando informações que o sistema educacional deveria transmitir;
AméricaLatina sobretudo no Brasil, a combinação de escola incipiente e mídia audiovisual disseminada faz dos meios eletrônicos de comunicação, em especial de televisão, o aparelho ideológico dominante.
Brasil: Escola deficiente, tanto na cobertura da população, quanto em sua tarefa de socialização de conhecimentos. Televisão atinge a população num índice comparável ao de países da Europa. IBGE (2001): 89% das moradias possuíam televisão e 88% rádio. Jornais menos de 1% da população;

Em todos os países da Comunidade Européia, bem como nos Estados Unidos, o noticiário de televisão é uma fonte de informação mais importante do que os jornais impressos;
Mundo desenvolvido a penetração da mídia eletrônica é gigantesca, mas a escolaridade é alta e o analfabetismo, quase inexistente;
Países africanos e asiáticos, a cobertura escolar é precária, mas o rádio e, sobretudo a televisão ainda são raros;
Mídia: Brasil, semi monopólio privado, diferenciando-se de outros países;
Rede Globo, detém mais da metade da audiência chegando a atingir 70% no “horário nobre”, detém mais de ¾ da verba publicitária da TV Brasileira, além de estar presente em todas as principais mídias;
Europa: emissora líder tem audiência em torno de 30%; “Hoje em dia, a publicidade tem a seu cargo o dicionário da linguagem universal. Se ela, a publicidade, fosse Pinóquio, seu nariz daria várias voltas ao mundo”. Eduardo Galeano
 Busque a verdade": a verdade está na cerveja Heineken.

 Você deve apreciar a autenticidade em todas suas formas": a autenticidade fumega nos cigarros Winston.
 Os tênis Converse são solidários e a nova câmara fotográfica da Canon se chama Rebelde: "Para que você mostre do que é capaz
Portanto a mídia influencia na vida das pessoas, modificando seus hábitos de consumo
Enxurrada de informações
“Consumo, logo existo”
A mídia então compreende um conjunto de instituições, organizações e negócios voltado para a produção e difusão de informações para o público.
Na sociedade do conhecimento e da comunicação de massas em que vivemos, a mídia tornou-se instrumento indispensável do processo educativo.
O emprego dos meios de comunicação pode contribuir nos processos pedagógicos, por meio de difusão de conteúdo cívico e éticos, complementando a educação formal e não-formal.
Os veículos de comunicação são capazes de atingir praticamente todos os segmentos sociais.
Por sua importância a mídia deve tomar uma postura favorável a não-violência e o respeito dos direitos humanos.
Como formadores de opinião pública, os meios de comunicação e informação são fontes de veiculação de conteúdos específicos de respeito à tolerância, às diferenças múltiplas e as diversidades constituintes de uma cultura de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário