terça-feira, 12 de julho de 2011

Questões

1- Sobre os processos de socialização:

O processo de socialização começa pela família, passa pela escola e chega aos meios de comunicação, mais inclui outros caminhos, como o convívio com a comunidade do bairro, da igreja....
Quando nascemos já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais, também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinados parâmetros, muitas vezes não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas.
Marque a alternativa que NÃO corresponde aos processos de socialização:
(a) O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de socialização.
(b) O primeiro espaço de socialização é a família, como o contexto histórico não influencia nos processos de socialização, varias gerações de uma mesma família conseguem ter o mesmo tipo de socialização.
(c) O indivíduo atua na sociedade , assim como a sociedade atua no indivíduo.
(d) Cada indivíduo, ao fazer parte de uma sociedade, insere-se em múltiplos grupos e instituições que se entrecruzam com a família, a escola e a igreja.
(e) Ainda que cada sujeito tenha a sua individualidade, esta se constrói no contexto das relações sociais com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa, tendo por isso experiências semelhantes ou diferentes das de outras pessoas.

2- Um tribunal da Tanzânia mandou para a forca, na terça-feira passada, três homens que mataram um menino albino de 14 anos e amputaram suas pernas. É a primeira condenação para um tipo de crime comum no país. Desde 2006, pelo menos 75 albinos foram mortos e esquartejados no país. O albinismo é uma deficiência na produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele, olhos, cabelos e protege da radiação ultravioleta. Os portadores da deficiência têm a pele pálida e vulnerável ao câncer, cabelos finos e olhos sensíveis à luz. Devido a uma superstição macabra, que atribuiu poderes sobrenaturais aos "zero-zero" – como são pejorativamente chamados –, nenhum albino está a salvo na África Oriental, sobretudo na Tanzânia e no Burundi. Eles são caçados e têm o corpo retalhado para ser vendido aos fabricantes de mandingas. Alimentado pela miséria e pela ignorância, um extenso rol de tradições brutais persiste na África.
Revista Veja, edição 2132, de 30 de setembro de 2009
Com base neste fragmento do texto, é correto afirmar, que se trata de uma situação em que:
(a)Trata-se de uma situação irreal, pois, as crenças neste tipo de práticas não existe mais, desde o século passado na África.
(b)Uma questão declarada de racismo, pois, essa perseguição se dá com os albinos porque são poucos brancos convivendo com uma grande maioria negra.
(c) Uma questão cultural, mesmo que, embora seja brutal e considerado crime.
(d)A situação pode ser caracterizada aqui como um caso de xenofobia, uma vez que, a África Oriental tem uma certa aversão aos albinos estrangeiros.
(e)Trata-se de uma situação de racismo, pois, somente os filhos de brancos podem nascer albinos.

3- ENEM- A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo
preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada
em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões
como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes
ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região
um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o
plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que
(a) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País,
cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(b) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante
elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(c) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais,
com proibição de alterações em seus costumes.
(d) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos
costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(e) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete
o desenvolvimento econômico da região.

4- ENEM -Quatro olhos,quatro mãos e duas cabeças,formam a dupla de grafiteiros os “gemeos”. Eles cresceram pintando os muros do bairro Cambuci, em São Paulo,e agora tem suas obras expostas em Nova Iorque, prova de que o grafite feito no Brasil é apreciado por outras culturas.Muitos lugares abandonados e sem manutenção pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradáveis e humanos com os grafites pintados nos muros.Atualmente,instituições públicas educativas recorrem ao grafite como forma de expressão artística, o que propicia a inclusão social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite é considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional.

No processo social de reconhecimento de valores culturais considera-se que:
(a) O grafite é o mesmo que pichação e suja a cidade, sendo diferente das obras dos artistas.
(b) A população das grandes metrópoles depara-se com muitos problemas sociais, como os grafites e as pichações.
(c) Atualmente a arte não pode ser usada para a inclusão social, ao contrario do grafite.
(d) Os grafiteiros podem conseguir projeção internacional, demonstrando que a arte do grafite não tem fronteiras culturais.
(e) Lugares abandonados e sem manutenção tornam-se ainda mais desagradáveis com a aplicação do grafite.

5- ENEM- O índio do Xingu que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um Chou dos Rolling Stones na praia de Copa Cabana. Não obstante não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato,são seus.
Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que:
(a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologia de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural
(b) O índio assiste ao futebol e ao show, mais não é capaz de entende-los, porque não pertencem à mesma cultura.
(c) Pessoas com culturas, valores e ralações diversas tem hoje em dia, acesso às mesmas informações.
(d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido a riqueza de sua história, têm uma visão mais aprimorada da realidade
(e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos vivem de acordo com o presente.


7- O desenvolvimento do capitalismo no Brasil a partir dos anos 30, gerou uma serie de necessidades a população, pois as atividades produtivas nas grandes cidades levaram a um crescimento urbano desordenado, com isso os trabalhadores se viram em uma situação urbana bastante precária.
As industrias se expandiram empurrando os trabalhadores para a periferia, e estes começaram a sofrer carências de transporte, moradia, saúde e etc. Essas necessidades deveriam ser suprida pelo Estado, que não o faz.
O texto acima refere-se especificamente a:
a) Esse período marca a passagem de uma cultura de massas para uma cultura eletista.
b) Ao contexto de preparação do golpe militar que aboliu a propriedade privada no Brasil.
c) Ao contexto do surgimento dos movimentos sociais.
d) Esse período caracteriza o Brasil dentro de um sistema sóciopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela sociedade.
e) Esse período foi essencial para que o capitalismo se consolidasse em uma sociedade sem classes.

8- ENEM-A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à
pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX.
Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de
crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as
novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu
e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo
hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são
proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e
empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade
de trabalho, em convivência com a economia de mercado
Identidade, gênero, raça, sexualidade, pré conceito...
A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais,
demonstrando que
(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado
soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente
sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia
informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma
alternativa econômica adequada ao capitalismo.


9- O termo Trabalho, pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa “instrumento de tortura”, e sob muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual.

Sobre o trabalho nas sociedades indígenas é correto afirmar que:
(a) A organização de suas atividades caracteriza-se pela disposição das classes sociais, dedicando-se o máximo possível de tempo à agricultura.
(b) As sociedades tribais, diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mais pode se dizer que em termos gerais, não são estruturadas pela atividade que conhecemos como trabalho.
(c) Nas comunidades indígenas as terras são de uso comunal mais a agricultura e caça pertence ao grupo ou aos indivíduos que trabalharam para conquista- las.
(d) Existe divisão do trabalho por sexo e idade e as atividade econômicas com o objetivo de lucros eram negociadas entre as aldeias mais próximas.
(e) Os índios no geral, não possuíam uma organização do trabalho, pois sua maior característica era a de ser nômade, e isso acarretava uma certa instabilidade na organização do trabalho, pois a cada mudança, suas culturas eram reestruturadas.

-ENEM- Em uma disputa por terras em Mato Grosso do sul, dois depoimentos são colhidos: o proprietário de uma fazenda e de um imigrante do moviment5o dos trabalhadores rurais sem terras:

Depoimento 1
“ A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão.
Essa gente não sabe de nada.Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será a bala.
Esse povo tem que saber que a constituição do Brasil garante a propriedade privada. Alem disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero.”- proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul.

Depoimento 2
“ Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita para produzir alimentos. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles qu7e possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela.” – integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra (MST), de Corumbá-MS.

11-A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são:
I.A constituição do país garante o direito a propriedade privada, portanto invadir terras é crime.
II.O MST è um movimento político controlado por partidos políticos.
III.As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem.
IV.este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça.
Estão corretas as preposições:
(a)I, apenas. (d) I,II,III, apenas.
(b)I e IV, apenas. (e)I,III e IV, apenas.
(c)II e IV, apenas.

12- A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para defender a posição de um trabalhador rural sem terra?
I.A distribuição mais justa da terra no país está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.
II.A terra é para quem trabalha nela e não para quem a cumula como bem material.
III.É necessário que se suprima o valor social da terra.
IV.A mecanização do campo acarreta a dispensa de mão de obra rural.
Estão corretas as preposições:
(a)I, apenas. (d) I,II e III, apenas.
(b)II, apenas. (e) III,I,IV, apenas
(C) II e IV, apenas.

13-ENEM- Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas co cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de torras ( de buriti), em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agro negocio.
Ricardo B, Ricardo F, Povos indígenas do Brasil:2001-2005.São Paulo Instituto Socioambiental,2006(adaptado)

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizado pelas tenções entre

(a)A expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões centro oeste e norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.
(b)Os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.
(c)As leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.
(d)Os povos indígenas do cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.
(e)O campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

14-ENEM- A usina hidrelétrica de Belo monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória do Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts.Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
Bacoccina,D;Queiroz,G;Borges,R.Fim do leilão, começo da confusão.Istoé dinheiro.ano13,nº655 abril 2010 (adaptado).

Os impasses resistências e desafios associados a construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

(a)Ao potencial dos rios no norte e nordeste, quando comparados às bacias hidrográficas das regiões sul, sudeste e centro oeste do país.
(b)À necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
(c) À grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez de recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
(d)Ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
(e)Ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região norte e os interesse das construtoras na vinda de profissionais do sudeste do país.

15-Sobre o racismo, ou o conceito de raça é correto afirmar que:
(A) Ninguém nasce racista, racismo ou o conceito de raça, é um conceito construído socialmente.
(B) O racismo só se manifesta em adultos, pois, estes já possuem o discernimento de reconhecer as diferenças étnicas.
(C) O racismo, ou o conceito de raça sempre esteve presentes na sociedades antigas.
(D) As pessoas nascem racistas, pois cada uma pertence a uma raça, que é hereditária, faz parte de seu código genético.
(E) Racismo, se torna um crime, quando praticado exclusivamente contra os negros, e se manifesta na forma de agressão, que pode ser física, moral, ou psicológica.

16-(INEP) O homem entre os séculos XIX e XX, começou a viajar de trem, ouvir musica em casa, falar por telefone, mandar mensagens por telégrafos a outros países, ver cinema, escutar rádio, tirar fotografias. Mudanças muito maiores do que assistimos na passagem do século XX para o XXI. Muda muito mais a vida de uma pessoa começar a ouvir musica em casa do que passar do disco de vinil ao cd.E uma mudança mais radical falar ao telefone do que passar do telefone tradicional para o celular.
Adaptado de SADER,Emir.Século XX: Uma biografia não autorizada.

É correto afirmar que para o autor
a)A verdadeira a evolução tecnologia teve início no final do século XX.
b)as mudanças do século XIX para o XX foram mais radicais do que as que acontecem hoje em dia.
c)as mudanças de hoje em dia representam um atraso porque trazem pouco benefícios para as pessoas.
d)o mundo mudou muito pouco desde o século XIX, pois as pessoas continuam a viver como antigamente.
e)Falar ao celular e ouvir cd foram as maiores mudanças do século XIX.

17-(ENEM)
A propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A propaganda está muitas vezes ligada à idéia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da propaganda são9: o principio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobio,ET AL.Dicionario de Política)

Segundo o texto, muitas vezes a propaganda
a)não permite que minorias imponham idéias a maioria.
b)depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
c)favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
d)está voltada aos interesses de quem vende o produto.
e)convida o comprador a reflexão sobre a natureza do que se propõe a vender.

18- (INEP) Considere as seguintes leis.
Lei nº.4151, de 4 de setembro de 2003-institui nova disciplina sobre sistemas de cotas para ingresso nas universidades públicas estaduais e dá ou trás providências.
Lei nº4528- institui nos currículos do ensino fundamental e médio o ensino de história e cultura afrobrasileira.

Lei nº2589,de 26 de dezembro de 2002-dispõe sobre a reserva de vagas aos vestibulandos índios na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Muitas vezes o Brasil é visto, tanto aqui como no exterior, como um país com uma convivência harmoniosa entre as etnias, sobretudo quando as imagens divulgadas mostram o carnaval e jogos de futebol.As leis mencionadas acima e promulgadas nos últimos anos indicam que

a)a idéia de convivência harmoniosa é verdadeira e essas leis acabam suscitando preconceito contra minorias.
b)há uma tendência para inibir o racismo legalizado no Brasil.
c)os movimentos contra discriminações e preconceitos têm avançados bastante no Brasil e as leis reforçam essa tendência.
d)o Brasil está entre os países do mundo com os menores índices de violação de direitos humanos, por isso essas leis tomam-se desnecessárias.
e)essas leis anulam as leis anteriores de segregação racial que vigoraram no Brasil antes da constituição de 1988.


20-(UFSM)
O “Contrato social”, escrito em 1762 por Jeam Jaques Rosseau inspirou os revolucionários franceses nas idéias de soberania popular e de igualdade de direitos.
“A soberania não pode ser representada pela mesma razão que não pode ser alienada; consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. É ela não há outra não há meio termo. Os deputados do povo não são nem podem ser seus representantes; nada podendo concluir definitivamente.É nula toda lei que o povo diretamente não retificar. O povo inglês permanece livre e muito se engana, pois só o é durante a eleição dos membros do parlamento; uma vez estes eleitos, ele é escravo, e mais nada. Durante breve momentos de sua liberdade, o uso que dela faz, mostra que merece perdê-la”.
Com base no texto pode-se afirmar
I-A soberania pode ser representada, porque é uma vontade do povo.
II-A vontade não pode ser representada.
III- Somente os deputados podem representar a vontade do povo.
IV- Sem a aprovação e correção do povo, as leis perdem sua validade.

Estão corretas
a)apenas I e IV.
b)apenas II,III e IV.
c)apenas a II e IV.
d)apenas I e III.
e)apenas II e III.

21-(ENEM)A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:
I-Institui-se o “Dia nacional da consciência negra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional comemoração de 13 de maio. Essa nova data é o aniversario da morte de Zumbi, que hoje simboliza a critica à segregação e à exclusão social.

II- Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fizeram diferentes reflexões:
Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunha, pela índia(...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o.
(Gilberto Freire o Mundo que o português criou.)
[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições de igualdade social.O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os seguimentos da “população de cor” que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.
(Florestan Fernandes. O Negro no mundo dos brancos)
Considerando as atitudes expostas acima e os pontos dos estudiosos, é correto aproximar
a)a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes.
b)A posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II.
c)a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.
d) Somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.
e)somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.

22- INEP- Leia as citações abaixo.
Constituição de 1937
Dos direitos sociais
Art.139- A greve e o lock- out são declarados recursos anti sociais nocivos ao trabalho e ao capital e incompatíveis com os superiores da produção nacional.
Constituição de 1988
Dos direitos sociais
Art.9º- É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Analisando as citações acima, das referidas constituições, é possível afirmar que o direito de greve

a)Ajudou a desenvolver a industria nacional a partir de 1937, durante a ditadura Vargas.
b)Foi uma conquista social recente, no contexto da ditadura militar dos anos 1960, períodos de conquistas democráticas.
c)Foi proibido durante a ditadura Vargas e conquistado em 1988, era um contexto de abertura democrática.
d)Permitiu às categorias profissionais realizarem a greve de acordo com sua vontade tanto em 1937 quanto em 1998.
e)A greve continua não legalizada até hoje, constando como infração no código penal brasileiro.
Gabarito:1-b/2-c/3-b/4-d/5-c/ 7-c/8-d/9-b/11-d/12-b/13-a/14-b/ 15-a/16-b/17-d/18-c/20-c/21-c/22-c.

4 comentários:

  1. Nunca que a resposta da questão 21 é a letra c!!! Jamais. É a letra b!!!

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  2. Freyre fala sobre a cordialidade das raças e Florestan fala sobre o racismo velado, o negro no mundo dos brancos... Não entendi.

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  3. Freyre fala sobre a cordialidade das raças e Florestan fala sobre o racismo velado, o negro no mundo dos brancos... Não entendi.

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