terça-feira, 12 de julho de 2011

PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO
*O QUE VEM PRIMEIRO, O INDIVÍDUO OU A SOCIEDADE?
*OS INDIVÍDUOS MOLDÃO A SOCIEDADE OU A SOCIEDADE MOLDA OS INDIVÍDUOS?
*Em poucas palavras podemos dizer que os indivíduos e a sociedade fazem parte de uma mesma trama, tecida pelas relações sociais. Não há separação.
*Entre os povos antigos, pouco valor se dava a pessoa única, a importância do indivíduo estava inserida no grupo a que pertencia ( família, Estado, clã...)
*A idéia de indivíduo começou a ganhar força no século XVI com a reforma protestante.
*Século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo, veio a idéia de indivíduo, o individualismo com o pensamento liberal, com a felicidade humana no centro das atenções.
*Século XIX consolida- se essa visão.
*O processo de socialização começa pela família, passa pela escola e chega aos meios de comunicação, mais inclui outros caminhos, como o convívio com a comunidade do bairro, da igreja....
Quando nascemos já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais, também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinados parâmetros, muitas vezes não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas.
* O fundamental é entender que o individual- o que é de cada um- e o comum- o que compartilhado por todos- não estão separados, formam uma relação que se constitui conforme reagimos às situações que enfrentamos no dia a dia.
Umas pessoas podem ser mais positivas, outras mais ativas,algumas podem reagir e lutar,ao passo que outras se acomodam a circunstancias.
Isso tudo é fruto das relações sociais.
E é neste processo que construímos a sociedade em que vivemos.
*Se as circunstancias formam os indivíduos, estes também criam as circunstancias.
*A vida do indivíduo está de alguma maneira condicionada por decisões e escolhas que ocorrem fora de seu alcance.
*Tomar uma decisão é algo individual e social ao mesmo tempo, sendo impossível separar esses planos.
*Deste modo o indivíduo atua na sociedade , assim como a sociedade atua no indivíduo.
*O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de SOCILIZAÇÃO.
*Cada indivíduo, ao fazer parte de uma sociedade, insere-se em múltiplos grupos e instituições que se entrecruzam com a família, a escola e a igreja.
*Desse modo forma-se uma complexa rede de relações que permeia o cotidiano.
*Ainda que cada sujeito tenha a sua individualidade, esta se constroi no contexto das relações sociais com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa, tendo por isso experiências semelhantes ou diferentes das de outras pessoas.
*Diferentes processos de socialização:
Nascer e viver uma favela;
Num bairro rico;
Numa área do sertão nordestino, exposta a longos períodos de seca.
*O contexto histórico é importante no processo de socialização.
*As pessoas na primeira metade do século XX, se relacionaram quase somente com as pessoas que viviam mais próximas e estabeleciam forte laços de solidariedade entre sí.

*Na segunda metade do século XX, os avanços tecnológicos nos setores de comunicação e informação, o aumento da produção industrial, e o consumo, e o crescimento da população urbano desencadearam grandes transformações no mundo inteiro.
*Nascer e viver num lugar de guerras permanentes é totalmente diferentes de viver num lugar de paz e tranquilidade.
*A família é o primeiro espaço de socialização que conhecemos, é o espaço onde aprendemos a obedecer as regras de convivência e a lidar com diferença e a diversidade.
*Os espaços públicos de socialização, são todos os outros lugares que frequentamos em nosso cotidiano.
*Há agentes de socialização que estão presentes tantos nos espaços públicos como nos privados- são os meios de comunicação- e talvez sejam os meios de socialização mais eficazes e persuasivos.

A história não faz nada, “não possui nenhuma riqueza imensa, não luta nenhum tipo de luta! Quem faz tudo isso , quem possui e luta é muito antes, o homem, o homem real, que vive, não é, por certo a “história” que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins- como se se tratasse de uma pessoa a parte- pois a historia não é se não a atividade do homem que persegue seus objetivos.
KARL MARX

Nenhum comentário:

Postar um comentário